Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
• Questão social: é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão energética: sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão ambiental: com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a desde um único empreendimento, passando por uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que ele seja:
• Ecologicamente correto
• Economicamente viável
• Socialmente justo
• Culturalmente diverso
Repense, Reduza e Reutilize!
Por que temos que mudar?
O mundo em que nós nascemos não é mais o mundo em que estamos vivendo.
Os quatro estágios necessários para adquirir novos hábitos e habilidades:
Estagio um – Inconsciente e Sem habilidade. É o estágio em que se ignora o comportamento e o hábito.
Estagio dois – Consciente e Sem habilidade. É o estágio em que toma consciência de um novo comportamento.
Estagio três – Consciente e Habilidoso. É o estágio em que está se tornando cada vez mais experiente e se sente confortável com o novo comportamento ou prática.
Estagio quatro – Inconsciente e Habilidoso. É o estagio em que já não tem que pensar.
Sacolas plásticas utilizadas atualmente pelo Supermercado Novo Regina tem a capacidade nominal de 5kg, a partir do momento que não são armazenados produtos perfurantes e/ou cortantes de forma inadequada.
Alguns exemplos de produtos que perfuram as sacolas com muita facilidade.